sexta-feira, 24 de junho de 2011

Noite de São João

    Olá, pessoá,
    A noite de São João tá bombando na cidade de São Luís, arraiais lotados com brincadeiras juninas, pessoas alegres, fogueiras acesas, comidas típicas e por aí vai! Mas o nosso diferencial é mesmo o tão famoso Bumba-meu-boi, vamos agora a breve histórico sobre essa tradição junina.
    O enredo da festa do Bumba-meu-boi resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Numa fazenda de gado, Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, que quer comer língua. Quando descobre o sumiço do animal, o senhor fica furioso e, após investigar entre seus escravos e índios, descobre o autor do crime e obriga Pai Francisco a trazer o boi de volta.
     Coquitéis e curandeiros são convocados para salvar o escravo e, quando o boi ressuscita urrando, todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre. Brincadeira democrática que incorpora quem passa pelo caminho, o Bumba-meu-boi já foi alvo de perseguições da polícia e das elites por ser uma festa mantida pela população negra da cidade, chegando a ser proibida entre 1861 e 1868.
     O atual modelo de apresentação dos bois não narra mais toda a história do 'auto', que deu lugar à chamada 'meia-lua', de enredos simplificados. Atualmente, existem quase cem grupos de bumba-meu-boi no Estado do Maranhão subdivididos em diversos sotaques. Cada sotaque tem características próprias que se manifestam nas roupas, na escolha dos instrumentos, no tipo de cadência da música e nas coreografias.
     Aqui ficam registros da minha saída a um arraial da cidade, são dois grupos folclóricos que fazem parte deste acervo cultural.
     O Bumba-meu-boi de Morros, famoso pelos seus belos índios!






     E o Boizinho Barrica, poético e moderno!






     Bjs e até a próxima!!


Blog Sue Giersbergen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...